Nós amamos conhecer lugares novos e, quando viajamos, sempre aproveitamos para explorar sabores da gastronomia por onde passamos. Recentemente, nossa equipe foi à Europa para trazer novidades sobre alimentação saudável. Visitamos Portugal e, graças às dicas dos nossos alunos de professores que conhecem muito sobre os melhores lugares pra comer de forma saudável e deliciosa, ficamos encantados! Mal podemos esperar para visitar o país novamente!
Visitamos lugares incríveis em Portugal
Na segunda edição da Revista Digital NaturalChef, que você pode baixar neste link, a professora Amábile Kolenda fez uma matéria com dicas de restaurantes e lojas com opções saudáveis e que valem à pena visitar quando passarem por Lisboa.
Nossa equipe esteve na cidade em março e, seguindo as dicas da professora Amábile e de nossos alunos que moram por lá, visitamos alguns lugares muito interessantes para conhecer a cultura e também trazer novidades para os nossos cursos. Confira:
O mercado de alimentação saudável em Portugal
O mercado de alimentação saudável em Portugal cresceu muito nos últimos anos, e segue em constante expansão! Para quem tem vontade de ousar e investir fora do país, agora é o momento ideal.
Diferentemente do Brasil, que está à frente de Portugal quando se trata de alimentação saudável, a preocupação pelos alimentos “sem glúten” não é tão alta, porém percebemos uma procura maior por opções sem ingredientes de origem animal. Os consumidores também primam pela qualidade dos ingredientes e optam pelo consumo de grãos ancestrais e nutritivos, como a Espelta, e pães de fermentação natural, ingredientes orgânicos e frescos.
Nesse sentido, separamos aqui alguns restaurantes e lojas que muito interessantes e servem como sugestão para vocês visitarem quando passarem por Lisboa.
Lugares para conhecer em Portugal
Encanto:
“O mundo vegetal encantado por José Avillez”. É com esse slogan que somos recebidos no mais novo restaurante desse famoso chef português. O local oferece um menu degustação plant based, com cerca de 12 momentos que prioriza produtos locais e é harmonizado com vinhos biodinâmicos. O ambiente é lindo e com uma decoração super inusitada, que atrai a atenção durante todo o momento em que estamos no local. O atendimento também é um diferencial e nos fazer não querer mais ir embora. Para quem for viajar a Lisboa, vale à pena fazer a reserva e viver essa experiência.
De terça a sábado, das 19h às 22h30 (necessário reserva)
Largo de São Carlos, 10 – Lisboa. @encanto_joseavillez
Ortea:
É 100% vegan, com ambiente acolhedor, cheio de plantas e com opções de pratos principais, lanches, sobremesas incríveis, pães sem glúten e tudo feito na casa!
De segunda a domingo, das 12h às 23h
Rua Dom Luis I 19 – Cais do Sodré – Lisboa. @ortea_vegancollective
Fauna e flora:
O Fauna & Flora tem dois restaurantes em Lisboa. Um espaço cheio de plantas que remete aos pratos, com opções para brunch, lanches e almoços. Lá é possível encontrar pratos com proteína animal e também opções veganas. Saboroso, fresco, colorido e natural. O maior restaurante fica localizado em Anjos.
Todos os dias, das 9h às 19h
Rua da Esperança, 33 e Rua Febo Moniz, 27 – Lisboa. @faunaefloralisboa
The honest greens
É uma rede espanhola de restaurantes que acabou de inaugurar em Lisboa. Com um ar despojado e atual, fica aberto durante o dia e noite e tem opções de café da manhã, bowls e pratos principais. Refeições saborosas e com o conceito de saúde que a gente gosta: comida fresca e de verdade!
Todos os dias, das 8h30 às 00h
Rua Alameda dos Oceanos, 21101F – Lisboa. @honestgreens_pt
Arkhe
A Amábile Kolenda diz que esse é um dos melhores restaurantes que já comeu na vida! E nós temos que concordar. João Alves é um chef que sempre apresenta ingredientes novos, com muita técnica e sabores sofisticados. Abre apenas para o jantar e é necessário fazer reserva. Com vinhos orgânicos e pratos sazonais, é o tipo de experiência gastronômica que se deve ter! Também localizado em Lisboa, em Santos.
De terça a sábado, das 19h às 23h
Rua Boqueirão do Duro, 46 – Lisboa. @arkherestaurante
The food for real
O The Food For Real é um lindo espaço criado por um casal brasileiro e lá produzem pães sem glúten e outras opções de produtos para levar, além de pratos do dia e opções para café. Tudo funcional e delicioso!
De segunda a sábado, das 10h às 18h
Rua dos Lusíadas, 51 A – Lisboa. @thefoodforreal
Café Galeria House of wonders
Vegetariano e cheio de temperos, House Of Wonder fica localizado em Cascais, a 40 minutos de Lisboa. É também um lugar que é parada obrigatória em Portugal. São duas unidades bem próximas com algumas opções de prato do dia combinado com buffet de saladas! A comida é deliciosa!
Todos os dias, das 10h às 22h
Rua da Misericórdia, 53 – Lisboa. @house_of_wonders
Avocado Coffee & Healthy Food
O espaço fica localizado em Óbidos, uma pequena vila murada a 1 hora de Lisboa – ponto turístico com apenas uma opção de restaurante saudável, o Avocado Coffee. Com pratos, beliscos, lanches e café da manhã, o espaço oferece opções de pratos veganos e com proteína animal e tem participação da Amábile no cardápio.
De terça a domingo, das 9h às 18h
Rua Porto da Vila, 16 – Óbidos. @avocado_coffee_healthyfood
Terrárea
Indo para o norte do país, o Terrárea fica no Porto, mais especificamente em Matosinhos, e é um restaurante anexo à floricultura, com um pequeno cardápio de bruschettas fixo e sempre 2 a 3 opções de prato do dia. Tudo orgânico e delicioso!
De segunda a sábado, das 10h às 19h30
Rua de Brito Capelo, 1211 – Matosinhos. @terrarea_
Celeiro
O celeiro é uma rede grande de lojas de produtos naturais por aqui (comparo ela a Mundo Verde no Brasil). Tem várias unidades espalhadas por Portugal. Sempre encontramos produtos diferentes, tanto para alimentação quanto para saúde e casa. Além de também ter um espaço reservado para frutas e legumes orgânicos.
De segunda a sexta, das 8h30 às 21h | sábados e domingos, das 9h30 às 18h30
Rua 1º de Dezembro, 65 – Lisboa. @celeiro_viverdecorpoealma
Miosótis
O Miosótis é um mercado 100% orgânico e é sempre possível encontrar novidades também de outros países da Europa. Possuem uma grande variedade de verduras e é sempre possível encontrar ingredientes diferentes por lá!
De segunda a sábado, das 9h às 21h
Rua Latino Coelho, 89 A – Lisboa. @miosotis_bio
Veja a matéria completa da Amábile Kolenda na revista digital, edição 2, aqui.
De olho nas tendências da alimentação saudável
Você já parou para pensar por que os chefs estrelados estão apostando em menus plant based em seus novos estabelecimentos?
A tendência de consumo de preparações 100% vegetais tem crescido muito pelo mundo e um estudo da Bloomberg Intelligence prevê um crescimento de 451% do mercado de alimentos à base de vegetais. Com essa previsão e a mudança no perfil de consumidor, os estabelecimentos precisam se reinventar e criar opções que vão ao encontro desse novo movimento.
Além de ser uma forma de inclusão, trazer preparações 100% vegetais para o cardápio é também uma incrível novidade para o setor, que atrai muitos curiosos e interessados principalmente pelas técnicas gastronômicas, e empolga os chefs a soltarem a criatividade na montagem e estética dos pratos.
A tecnologia hoje é muito favorável a esse mercado e é possível fazer combinações inusitadas e trabalhar com a textura, cor, forma e aroma dos alimentos, para criar diferentes experiências ao cliente, com a inspiração na gastronomia molecular.
Exemplo disso é o novo restaurante do chef português José Avillez, o Encanto, que é 100% voltado para a culinária plant based, inclusive com o slogan “O mundo vegetal encantado”. O menu tem cerca de 12 momentos, explorando diversas combinações singulares de sabores, cores e texturas, que proporcionam uma experiência única. E já existem muitos outros chefs levando também essa tendência para seus estabelecimentos.
Aqui na NaturalChef, damos prioridade para o uso de vegetais na composição das preparações, e sempre incluímos pratos feitos exclusivamente à base de plantas em nossos cursos. Esse tipo de abordagem vai muito ao encontro da filosofia da nossa escola, de transformar alimentos em terapia, ao mesmo tempo em que pensa sobre o impacto dos seus hábitos de consumo.
Além disso, é comprovado que a prática de uma dieta com mais frutas e verduras, e menos produtos de origem animal, ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, diabetes e até mesmo alguns tipos de cânceres. Essa abordagem possui grande potencial anti-inflamatório e antioxidante pelo alto teor de compostos bioativos das plantas, o que proporciona ao organismo mais energia, vitalidade e nutrição adequada.
Confira nossas Revistas Digitais
Se você quiser saber mais sobre a dieta plant based e as novas tendências do mercado da alimentação saudável, confira as matérias em nossa Revista Digital.
Revista NaturalChef – edição 03 – Mudanças na alimentação pós pandemia
Revista NaturalChef – edição 04 – O veganismo na prevenção de doenças crônicas (Thaisa Navolar)
Lá, nas nossas revistas, você vai ver muito conteúdo gratuito sobre alimentação saudável, receitas e muito mais!